Na Holanda, para nadar os 50, tem de passar pelos 200

Natación Noticia

http://sportv.globo.com/site/blogs/especial-blog/blog-do-coach/3.html

 

BLOG DO COACH

Uma interessante regra foi adotada pela Federação Holandesa de Natação.

 

A KNZB através de seu treinador nacional das Seleções Júnior e Juvenil Titus Menen informa que a partir de agora, para qualquer nadador das categorias inferiores poder nadar a prova dos 50 metros nos campeonatos nacionais vai precisar ter o índice da prova de 200 metros do mesmo estilo.

 

O atleta não necessariamente precisa nadar a prova dos 200, mas precisa ter o índice. A explicação para a medida é fazer um melhor desenvolvimento da base dos nadadores jovens e em busca de melhores resultados no futuro.

 

A iniciativa é uma das medidas desenvolvidas pela diretoria da entidade e que iniciaram ainda quando Jacco Verhaeren era o Head Coach da Seleção Nacional. Verhaeren atualmente dirige a Seleção da Austrália.

 

Vale lembrar que o australiano Bill Sweetenham também teve medida similar no período que trabalhou na natação britânica. Lá, os nadadores até 15 anos de idade não podiam participar de provas abaixo dos 100 metros.

 

O desenvolvimento precoce de “jovens velocistas” não é motivo de evasão do esporte, mas sim de minimização de desenvolvimento de potencial de atletas na sua base e formação.